quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RESENHA ACADÊMICA


A resenha é um gênero textual que desempenha um importante papel na divulgação de trabalhos entre a comunidade acadêmica e de obras em diferentes veículos.
Além disso, pode ser vista como um texto que dá crédito ao trabalho desenvolvido pelos produtores de textos e de obras de uma determinada área.
Ao elaborar uma resenha, o resenhador além de apresentar com precisão e fidelidade aspectos da obra e de descrevê-la detalhadamente, apresenta avaliações, julgamentos de valor, elogios e críticas expressos através de marcas linguísticas tais como adjetivos (belo, provocativo, instigante, bom, entre outros), advérbios (realmente, inegavelmente, bem, pretensamente, veementemente, certamente, entre outros) e de comentários sobre a obra (p. ex.: bem embasado teoricamente, sob a capa do discurso acadêmico, o livro X esgota-se em si mesmo, no trabalho de X cada tema é discutido com vagar).
Exemplo:
A obra de Maquiavel deixou uma marca tão profunda na política dos Estados modernos que seu nome passou a qualificar um determinado tipo de política. "Maquiavélico" é, talvez, um dos adjetivos mais conhecidos até por aqueles que pouco ou nada têm a ver com política.
A obra é relativamente pequena -26 capítulos, na sua maior parte pequenos, e uma carta de Maquiavel como Apêndice- e, de certa forma, até o Cap. XIII predomina uma intenção descritiva - hoje talvez poderíamos chamar de "Teoria do Estado"-da história política da Europa. Maquiavel preocupa-se em descrever as espécies de principados e de que forma se adquirem (Cap. I); dos principados hereditários e mistos (Cap. II e III); ou bem, como se conquistam pelas armas (Cap. VII) ou pelo crime (Cap. VIII).
Trata também sobre os principados civis e os eclesiásticos (Cap. IX e XI) e da necessária preocupação e tratamento dos exércitos (XII e XIII).
A partir do Cap. XIV -"Dos deveres do príncipe para com suas tropas"- o autor passa a entrar no que hoje poderíamos denominar de esfera ética. Preocupa-se em dar indicações e normas sobre modos de conduta que o Príncipe bom e prudente deveria seguir: "Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem ter qualquer outra coisa como prática a não ser a guerra, o seu regulamento e a sua disciplina, porque essa é a única arte que se espera de quem comanda" (Cap. XIV).

ATIVIDADE EXTRACLASSE:
É possível construir resenhas sobre outras obras que não livros, como filmes e textos.
Dessa forma, você deverá assistir ao filme; fazer a leitura dos textos e, construir uma resenha acadêmica vinculando as idéias do filme com as idéias do texto. Não se esqueça de justificar e fundamentar seu texto com base no sistema normativo que rege a atividade advocatícia.
Apresentar a resenha em no máximo 2 páginas, digitadas, com nome, matrícula, turma e turno. Esta será a primeira nota (2,0 pontos.) a ser computada na avaliação A1 (8,0).


2 comentários:

  1. Professora Eliete, sou aluno da faculdades JK, turma DM4A, devido a problemas de saúde não pude comparecer na última aula, dia 25/08 terça-feira, ao converçar com colegas da classe me informaram que não ocorreu qualquer tipo de comentário a respeito da resenha. Gostária de saber se já podemos começar o desenvolvimento da mesma, conforme o plano de ensino, e se é
    necessário a útilização das regras da ABNT.
    Também gostária de parabenizar o método didático por meio do blog, organização e conteúdo.
    Grato, Yann Rangel.

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  2. Yann, este primeiro trabalho tem como objetivo também ver a desenvoltura dos alunos na produção de textos. Estou lendo algumas produções e estou bastante satisfeita. Quanto às normas da ABNT, pretendo cobrá-las, mas em outro trabalho, vamos nos adaptar primeiro. Abraço.

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